Tecidos para uniformes| Conheça os tipos e suas características

Tecidos para uniformes| Conheça os tipos e suas características

Diferentes tipos de tecidos para uniforme e suas características

São muitos os tipos de tecidos para uniformes encontrados no mercado, que vão desde os sintéticos aos naturais e conhecer as características de cada um é essencial para fazer uma boa escolha das peças. Para isso, hoje vamos te apresentar os tecidos mais utilizados na composição dos uniformes profissionais. Confira!

Principais tipos de tecidos para uniformes profissionais

Jeans ou brim

O jeans e o brim são um dos principais tecidos utilizados na confecção de uniformes profissionais, devido a sua alta resistência e durabilidade. Por conta dessas características, são indicados para trabalhadores que lidam com atividades operacionais e industriais, sem deixar de lado o conforto. Além de serem fáceis de lavar.

No entanto, não são muito recomendados para ambientes ou dias muito quentes, pois à sua textura mais densa e grossa, retêm mais calor quando comparados a outros tecidos mais leves.

Microfibra

De origem sintética, a microfibra é um tecido para uniforme bem durável que mantém boa aparência mesmo depois de longo tempo de uso e inúmeras lavagens, além de rápida secagem. Antialérgico, a microfibra é indicada para a confecção de uniformes profissionais que exijam trajes mais sofisticados e elaborados.

Algodão

O algodão é um tecido de fibra natural, largamente utilizado para a confecção dos mais diferentes tipos de uniformes profissionais. As peças que não são produzidas integralmente com algodão, em sua maioria, são feitas com tecidos que levam pelo menos uma porcentagem de fibra de algodão na sua composição.

Muito encontrado em camisas, moletons e outras peças de uniformes, é um tecido leves, confortável, frescos, versáteis e adaptáveis a diferentes temperaturas.

Outra característica deles, que não é muito apreciada, é a possibilidade de encolher ou lacear após alguma lavagem descuidada. Por ser um tecido natural, as possibilidades de amassar também são maiores.

Poliéster

Assim como o algodão, o poliéster é um tecido amplamente utilizado, com o diferencial de possuir alta durabilidade. Elaborado com fibras originárias do petróleo, por isso, de acordo com as normas de segurança, seu uso não é recomendado em uniformes de funcionários que trabalhem em contato direto com fogo ou outros inflamáveis.

Isso porque, sob altas temperaturas, o poliéster pode causar queimaduras graves. Apesar dos cuidados que este tecido requer, a fibra do poliéster (misturada à fibra de algodão, por exemplo) é amplamente utilizada para a confecção de outros tecidos – como o moletom, que tem em sua composição 50% algodão e 50% poliéster.

Viscose

É um tipo de tecido formado a partir da celulose de árvores pouco resinosas ou do línter da semente do algodão. Ele funciona como base para a confecção de outros tecidos como a malha, além de ser diretamente utilizado na confecção de peças de roupas, principalmente trajes desportivos – porque este é um tipo de material que não exige lavagens muitos longas e é fácil de passar.

Quando misturado com o acetato, passa a ser conhecido como seda javanesa. A viscose apresenta ainda a vantagem de ser um tecido com valor acessível, com toque e caimento melhor que o algodão, além de cor mais intensa e textura melhor.

Qual o melhor tecido para uniforme

A escolha do tecido ideal para uniforme dependerá do tipo de ambiente e setor que o profissional trabalha. Lembrando que a recomendação é sempre optar por lojas de uniformes profissionais que trabalhem com tecidos de qualidade. A Blink Jeans referência de uniformes profissionais, confeccionar modelos para os mais diversos segmentos, utilizando os melhores tecidos disponíveis no mercado. Além de trabalhar com uniformes personalizados sob encomenda.

Todo seu processo de produção possui um rigoroso controle de qualidade. Esses esforços, alinhados ao cuidado com o conforto, beleza e, principalmente, o estilo dos uniformes que produzimos, garantem a entrega de produtos inovadores que contribuem para o fortalecimento da identidade e cultura das organizações.

Além de transmitir a missão da empresa, os uniformes profissionais produzidos pela Blink Jeans também são elaborados com muito estilo, adequando-se sempre ao que o cliente deseja transmitir.