Máscaras de proteção | Qual modelo adequado escolher

Máscaras de proteção | Qual modelo adequado escolher

O uso de máscaras de proteção facial já vinha sendo apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19) e agora está sendo obrigatório em diversos estados e municípios.

Diante de tal recomendação, é comum vermos diversos tipos de máscaras de proteção encontradas no mercado, mas afinal, qual o modelo mais adequado?! É sobre esse assunto que vamos falar no post de hoje. Mas, antes de escolher a máscara de proteção ideal, é importante saber a diferença entre elas. Confira!

Tipos de Máscaras de Proteção

Máscaras de proteção descartáveis

As máscaras de proteção descartáveis confeccionadas em tecido TNT, 100% Polipropileno 40 g/m², possui ferrinho de 7 cm para ajuste nasal e elástico. Elas são destinadas à proteção do contra inalação de partículas diversas, assim como de baixas concentrações de gases e/ou vapores orgânicos.

Estes modelos cobrem o nariz e a boca do indivíduo e podem ser ajustados e utilizados corretamente, sendo necessário o descarte sempre que estiverem saturados ou deformados.

Máscaras de proteção laváveis

As máscaras de proteção lavável são confeccionadas em tecido algodão e possui camada dupla.  Esse modelo de máscara protetora cobre a região do nariz e da boca dos indivíduos. Podem ser encontradas em dois modelos:

Com regulador: a máscara de proteção com regulador em atacado oferece todo o conforto necessário, pois se ajusta perfeitamente ao rosto de cada pessoa. Ela pode ainda ser adaptada para o uso em crianças.

Com elástico: a venda de máscara de proteção no atacado com elástico é um modelo padrão e pode ser lavada e reutilizada.

Como escolher a máscara de proteção certa

Independente dos modelos de máscaras de proteção escolhidos, o mais importante é que o item seja algo funcional e eficaz. Para isso, observe se encaixa com perfeição ao seu rosto, sem deixar fendas ou aberturas. É preciso ainda observar fatores como:

Aplicação

Dependendo da profissão, do âmbito de utilização e da existência ou não de doenças contagiosas, os pacientes e os profissionais da área da saúde irão utilizar um certo tipo de máscara com um determinado nível de proteção.

Descartáveis ou reutilizáveis

As máscaras cirúrgicas são equipamentos médicos descartáveis. Já a máscara de proteção respiratória pode ser lavável e reutilizável. A escolha dependerá da necessidade de cada situação, por exemplo: pessoas que trabalham na área da saúde devem usar os modelos descartáveis cirúrgicos. Já aqueles que estão em isolamento social, a recomendação é usar as máscaras de proteção de tecido reutilizáveis.

Conforto

As máscaras estão disponíveis em vários tamanhos e possuem elementos que permitem ajustá-las ao rosto de cada utilizador. Definir o tamanho da máscara adequado para o seu rosto é fundamental e até mais importante do que escolher o modelo certo. Se a máscara ficar pequena ou grande demais, será impossível obter boa vedação, mesmo apertando em excesso.

Qual a forma correta de colocar e retirar o material?

O que todos devem ter conhecimento é que ao usar a máscara de proteção, automaticamente ela é contaminada. Portanto, é preciso fazer a higienização das mãos, seja com sabão e água ou álcool gel, antes de colocar a máscara e depois que retirar.

O tempo de uso geralmente é cerca de duas horas, após esse período deve trocá-la.  Caso ela tenha algum tipo de danificação, tem que trocar, mesmo que precise fazer isso em um curto espaço de tempo. Já a máscara N95 pode ser usada em até 15 dias, caso ela esteja em boas condições.

Uso de máscaras de proteção e as recomendações do Ministério da Saúde

Ao utilizar a máscara de proteção facial, as pessoas devem seguir as seguintes recomendações:

– Fazer uso individual, sem compartilhar com outras pessoas;

– Escolher os modelos de algodão, tricoline, TNT ou outros;

– Optar por modelos de dupla face, com pelo menos duas camadas de pano;

– Devem ser usadas por até duas horas, após isso, é necessário trocar por uma limpa. O ideal é cada indivíduo ter no mínimo duas máscaras;

– Lavar as máscaras usadas com água e sabão;

Onde comprar máscaras de proteção

A Blink Jeans desenvolveu modelos com atenção especial a todas as normas funcionais de utilização e qualidade em seu produto.